setembro 23, 2003

O Diabo (desconheço a fonte desculpem... mas não é meu)

O conceito de Diabo pode ser definido como um ser sobrenatural que se caracteriza por representar a própria personificação do Mal: seu mito resume em si todo o problema do que hoje se denomina como Mal. Sendo uma força incontrolável e hostil, origem de todo o mal, é temido pelo Homem, que o considera um fenómeno dotado de poder enorme e perene, sentindo-se por ele constantemente ameaçado. Essa criatura pode, contudo, receber nomes variados, funções diversas e ter origens distintas, dependendo para isso, tão-somente da cultura à luz da qual se analisa o conceito.


Em muitos idiomas Diabo, Demónio e Satã são sinónimos da mesma realidade. Porém, é interessante notar que, embora as três palavras compartilhem hodiernamente da mesma acepção, nem sempre foi assim. Do vocábulo hebraico Satã, cuja raiz significa “opor”, “obstruir” ou “acusar”, surgiu a tradução grega diabolus, “caluniador”ou “acusador”. Só tempos mais tarde é que a palavra adquiriu o sentido de “adversário”, quando diabolus passou ao latim como diabolus.


Por sua vez, demónio, em grego daimónion, significava primeiramente deus, divindade, deus de categoria inferior; era um intermediário entre os deuses e os mortais. A expressão era utilizada também para designar a voz interior que fala ao homem, guia-o, aconselha-o, sem portanto qualquer significação pejorativa. Homero (século IX-VIII a.C.), chegou a empregar o termo muitas vezes conotando o próprio destino. Foi só posteriormente que daimonion, palavra derivada de daiomai, “dividir”, adquiriu o sentido de “espírito mau”. O Diabo é designado por inúmeros outros nomes dentre os quais, destacam-se: Satanás, Satã, Belzebu, Lúcifer, Príncipe das Trevas e Pai da Mentira. No Brasil, a superstição popular, com medo dos efeitos funestos possíveis apenas por pronunciar-lhe o nome, se lhe atribuiu diversos cognomes. Por esse motivo é também conhecido pelos apelidos de Coisa Ruim, Maligno, Rabudo, Tinhoso, Cão, Excomungado, Cramulhano, entre outros. No entanto, cada um dos termos correspondem apenas a sinónimos que, não obstante se refiram à mesma entidade, não constituem obviamente o próprio ser na sua essência. Embora os antigos gregos não lidassem com uma figura única que representasse unicamente a maldade do mundo, foram eles os primeiros a levantar a questão do mal em termos filosóficos. A mitologia grega estava repleta de deuses que eram em sua essência ambivalentes pois possuíam ao mesmo tempo tanto qualidades positivas, quanto qualidades negativas, não havendo, portanto, uma criatura única a quem pudesse ser atribuída toda a maldade do mundo.


Havia, contudo entre eles, um deus, Hades, que era considerado o senhor do mundo subterrâneo, e que presidia tudo que era sombrio. Senhor dos Infernos, reinava sobre os espíritos mortos que habitavam em seus domínios, terra das sombras. Entretanto, Hades tinha um outro cognome, Pluto, através do qual também simbolizava a fertilidade, porque como rei das profundezas, era também responsável pela produção de todos os minerais preciosos como ouro e prata acrescido do fato de que era sob suas ordens que as sementes ocultas sob a terra germinavam, dando origem às plantações e às colheitas. Hades ou Pluto, mantinha portanto, sua qualidade ambivalente pois era considerado tanto o deus da morte, quanto o deus da fertilidade. Dessa concepção, adveio provavelmente a associação do Diabo com a fertilidade e por conseguinte, com a sexualidade, incorporada posteriormente pelos cristãos, na construção de seu princípio do mal. Além disso, havia Pã, filho de Hermes, outra criatura da mitologia grega, um ser bizarro, extremamente cabeludo, semelhante a um bode, com chifres e patas fendidas, que e que simbolizava o desejo sexual desenfreado. Essa descrição iconográfica acrescida do fato do deus Pã estar ligado à tudo que se referia à selvajaria e a loucura sexual influenciou definitivamente a imagem atribuída posteriormente ao Diabo dos cristãos. Os textos medievais se referem ao Diabo como uma criatura peluda, dotada de chifres e patas, capaz de adquirir formas dos diversos animais que simbolizavam frequentemente a fertilidade como o asno, o porco, o lobo, o cão, o galo, e bode, esta última a mais comum. Da mesma forma que o branco é associado à Luz e ao Bem, o negro possui uma imensa gama de associações negativas e assustadoras, sendo invariavelmente associado ao mal. O preto é tido como a cor da noite, símbolo das trevas, onde os seres fantasmagóricos e informes têm as mais diversas actividades funestas. A religião hebraica contribuiu em muito para isto adoptando a ideia de que Satã como a personificação do lado escuro de Deus, o que demonstra que inicialmente para os hebreus, não havia um ser único, responsável exclusivamente pelo mal. Posteriormente, contudo, o povo hebreu, buscando uma nova teodicéia, dividiram seu Deus em duas partes, a primeira, contendo seu aspecto bom e a segunda, contendo o aspecto mau. O mal passou a ser considerado então como o resultado do pecado do homem, descrito no livro de Génesis, mais precisamente quando Adão e Eva desobedeceram ao Criador, comendo no Jardim do Éden do fruto proibido.


Foi somente à época do Novo Testamento, que a questão do Diabo foi trazida à luz com mais agudeza, passando o Diabo a ocupar uma posição de destaque tendo adquirido a função de contraparte do Cristo. Para os cristãos, o Diabo é o representante das forças do mal, em constante guerra com Deus, criador de todas as coisas, omnipotente, omnisciente, omnipresente e totalmente bom. No Novo Testamento, consolidaram-se vários conceitos já existentes do Diabo: é o chefe dos exércitos demoníacos, é o princípio do mal, é o não ser, é um anjo caído. Dentro da teodicéia cristã, o Diabo é centro da noite, que arde no mundo subterrâneo e cujo intuito primordial é o de privar-lhe da graça de Deus. Ainda segundo essa linha de raciocínio, a única forma do Homem escapar ao seu jugo é através do mistério da cruz, a cruz de Cristo que liberta os homens e restituindo-lhe a graça de Deus.


No Tarôt, o Diabo é a décima sexta carta, representado pelo deus Pã, considerado uma criatura lasciva e indecente. Habitava nas cavernas, que simbolicamente representa o lugar mais inatingível do inconsciente. Símbolo da escravidão que acomete todo aquele que é cegamente submisso aos instintos. No decorrer de um jogo, seu aparecimento indica também a necessidade do reconhecimento e consequentemente confrontação com tudo aquilo que é mais sombrio e destrutivo dentro de todo ser humano, a fim de tornar-se possível o desabrochar de uma personalidade mais integrada e consciente.

Simbolicamente, o Diabo representa o impulso que leva à desordem da consciência e seu subsequente enfraquecimento determinando a desintegração da personalidade. Como a antítese do Bem, é causador de uma tensão que somente será resolvida menos pela repressão, que só faz aumentar seus efeitos desintegradores que se manifestam através da dúvida, do ambivalente e do determinado, do que pelo seu reconhecimento, compreensão, integração e absorção.

Posted by almahperditae at setembro 23, 2003 09:52 PM
Comments

nada

Posted by: maria at janeiro 11, 2004 02:37 PM

ñ a motivo para temer qualquer deus porque primeiro eles nos temen segundo somos superiores a todos eles.

Posted by: cash at dezembro 1, 2004 03:48 AM

Eu o ví na minha frente...

Posted by: anderson at outubro 24, 2007 02:20 AM

Eu o ví na minha frente ELE EXISTE DE VERDADE...

Posted by: anderson at outubro 24, 2007 02:26 AM

Era bom não era?
Pessoalmente gostava k existisse mesmo, pq se existisse, então o chabalo que parecia satanás k se meteu comigo á um ano e tal era mesmo o dito cujo... E como o k ele me disse era bastante bom... Então eu estava mesmo protected by satan lol De qualquer dos mdos é bom pensar que o chabalo era mesmo o Tinhoso e que eu sou mesmo o escolhido lol
E não é ser convencido... Ele é k me disse "Descansa, vai tudo correr bem, vai é demorar una anos para aprenderes a abrir-te. (...) E achas k estou aqui por acaso? Não há acasos, não existem coincidencias e a gente vai voltar a encontrar-se..." dass... até me arrepiei lol Era bom nao era? Daqui a dois anos logo se vê se ele tinha razão lol

Posted by: Almah Perditae at outubro 24, 2007 06:27 PM

Não o conheço, mas, antes de mais nada, não querendo o desapontar, sugiro que leia as Sagradas Escrituras, ou tenha umas boas aulas de Teologia, numa boa universidade, de preferência que não ensine ninguém a decorar versículos e capítulos, mas que ensine os dogmas reais da fé. O diabo, pra começo de conversa não tem chifres, nem rabo , nem nada disso. Na S.E. o diabo é narrado como "Lucifer", que significa: Anjo de Luz. Segundo ponto: O apocalipse meu caro, não narra o fim do mundo, como muita gente "Burra e Ignorante" pensa, mas olhada de um ponto de vista mais racional, isso pra quem usa da razão como ferramenta de fé, o apocalipse narra a vitória da Igreja, representada pela virgem que pisa por sobre a cabeça da serpente, que representa o mal, vencido pela Igreja, sacou, obg pela sua atenção, até logo e qualquer dúvida manda um email tah. IDE EST. IDe in Pax

Posted by: Sem. Cézar Lima at novembro 12, 2007 12:15 AM

Há aí um ponto que não está completamente correcto, pelo menos... Se entendi bem o que querias dizer. O Apocalipse não é sobre a vitória da igreja, ou pelo menos não a igreja que penso que queres dizer. Antes pelo contrário, o Apocalipse é sobre o tempo vindoro em que a Jerusalem celeste descerá dos céus e destruirá a jerusalem terrestre. Uma das interpretações deste livro (e parece-me que é o que disseste) é k a jerusalem celeste simboliza Roma, e a igreja Romana, e isso simboliza a vitória da Igreja. mas tb há a teoria que isto tem que ser interpretado de um modo muito mais alargado, e que este livro trata de assuntos muito mais profundos que aqueles que nos querem fazer crer e que a jerusalem celeste é simbologia de um tempo em que descerá sobre toda a humanidade o conhecimento mais profundo e sagrado do conhecimento humano, e a jerusalem celeste destruirá a jerusalem terrestre porque deixará de existir a necessidade de templos, igrejas, martires e lideres, pq toda a humanidade será sagrada, todo o individuo será um Deus e toda a terra será o seu templo. E como tal, todas as formas de religião organizada morrerão, e como tal tb a igreja Católica.

"Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo Poderoso"
Apocalipse 21. 22 (não decorei, andei á procura mesmo...)

Os nomes que se dão ás coisas são relativamente indiferentes, o que este livro trata esta muito acima da Igreja católica, ou mesmo do Cristianismo "eu sou o Alfa e o Omega, o Principio e o Fim",por outras palavras o Uno, o JHVH, Alá, Eli, Jah, Deus, Zeus... who cares? Um dia a Humanidade será toda iluminada por essa luz, pq essa luz está dentro de todos os seres humanos, e todas as religiões e todas as Igrejas serão desnecessárias...
Foi esta a Revelação que o Joãozito teve, se queres a minha opinião, lindissima a sua visão, escrita de uma forma sublime, de uma beleza transcendente mesmo, mas sejamos sinceros... O homem devia de estar cá com uma moca lol (eu não consigo resistir... um dia serei assassinado por turbas enraivecidas de fundamentalistas lol)

mas hei-de mandar um mail hei-de, é sempre fascinante falar destes assuntos :) E estou sempre pronto a aprender...
Shalom

Posted by: Almah Perditae at novembro 12, 2007 02:48 AM

O DIABO EXISTE, DEUS EXISTE, EU EXISTO E TUDO EXISTE! PARA UNS SO NOS LIVROS E PARA OUTRO NO COTIDIANO, NO MEU CASO JA TIVE CONTATOS QUE NAO ME DEIXAM DUVIDAR E PELO CONTRARIO ME TORNARAM MAIS CURIOSO E FASCINADO PELO ASSUNTO, POIS É ALGO TAO ALEM DA NOSSA CAPACIDADE DE ENTENDER, NO MEU CASO QUANTO TIVE OS PRIMEIROS CONTATOS, ME SENTI COMO SE TIVESSE ENTRANDO PELA PRIEIRA VEZ EM UMA SALA DE AULA DE CARA NA 8° SÉRIE, AULA DE MATEMÁTICA, RESUMO ME SENTIA CONFUSO TENTANTO ENTENDER AS COISAS E SO SABIA QUE AQUILO ERA FANTASTICO. SOUPERRAPADODODF@YAHOO.COM.BR

Posted by: antonio at janeiro 15, 2008 05:05 PM

O Diabo está em ti o Diabo está em mim, o Diabo está em toda a parte...o Diabo está em nós...humanos, sejamos católicos apostólicos romanos ,que quanto a mim têm bastante de diabretes,quer tenhamos outra fézada kker.O Diabo existe sim... ihihihhi!depende do é o Diabo para cada um... mas quanto a mim há Diabos mais personificados do que outros uma vez que têm elaboradas mentes que Dele se alimentam.Mas não querendo levar a conversa para péssimismos digo-vos uma coisa divirtam.se e tentem ser o mais plenos possível,pois isso é o que irá fazer com Ele exista menos em vós... este é o meu humilde ponto de vista.

Posted by: Maria at janeiro 15, 2008 05:38 PM

...quando falo em plenitude falo sentirem-se bem na vossa pele,fazerem o que vos faz verdadeiramente felizes...se vocês sabem o que vos faz realmente felizes ...então do que esperam? de terem mais dinheiro? de terem uma namorada? está nas mãos de Deus? de isto, daquilo?tantas desculpas que nós arranjamos com medo? de sermos felizes...é no nosso interior que teremos que encontrar essa Força esse Deus que existe em cada um e que quanto a mim fará nascer essa consciência de não necessitarmos de Deus fora de nós nem de formas de religião organizada.Deus é Amor e para Amar verdadeiramente, há que quebrar egos e entraves ao seu fluir. Coisa que nós ocidentais estamos sempre a fazer. a auto-punirmo-nos.e a nossas religiões tb têm a sua grande quota parte nisso .C´os Diabos! por causa disto ainda me matam tb! Desculpa lá a invasão Almah,mas não consigo resistir.
Muito Amor para todos

Posted by: Maria at janeiro 15, 2008 06:19 PM

Eu apenas quero dizer uma coisa e perguntar outra.

António, eu sou como o outro, "não acredito em bruxas, mas que as há. há.". Se eu até gostava que isso fosse tudo verdade? Pois claro que gostava, se isso fosse verdade... Enfim, já aqui o disse, estava destinado a grandes feitos lol Claro que ainda tinha quase dois anos de penação pela frente, mas... Só ter a certeza que daqui a dois anos... enfim... Já disse lol

Maria, o meu avô costumava dizer uma coisa "Deus é bom, mas o Diabo tb não é mau rapaz" lol Eu adoro estas coisas de religião, mas ao contrárioda esmagadora maioria das pessoas hoje em dia, não tenho nada contra a Igreja Católica Apostólica Romana, claro que a minha família libertou-se dessa amarra há mais de 100 anos, e eu nunca tive uma educação católica, por isso posso olhar para a Igreja de um modo objectivo, coisa que esta geração ainda não consegue, pq ainda lhes incutiram muitas ideias contra as quais só agora se estão a rebelar, mas... um dia chegarão lá, e pode ser que então se deixem desta moda de "diabolizar" a Igreja. E a minha pergunta é (parece contra censo ao que disse mas não é):
Porque é que o nosso Diabo interior é assim tão mau?

Ok... disse mais que uma coisa...

Posted by: Almah Perditae at janeiro 15, 2008 06:31 PM

A minha familia Nunca foi católica apostólica romana , nunca me foram incutidas tais ideias, apenas falo devido às minhas vivências e percepção global que tenho de como as coisas se passam e muito na base dessa educação.Olha Almah não sei qual é a tua idade,mas olha que eu já ando por aqui há uns aninhos... ehehe!Não é rebelia, é uma constatação.quanto ao diabo que existe em cada um de nós ,lá está, depende daquilo que cada um entenda por diabo,só o acho mau quando ele se ensinua da maneira que citei acima,numa mente elaborada que tenta "escurecer" almas que irradiam mais luz pelo menos a seus olhos (os do tal diabo).Acho que é quando é piorzinho,de outras formas não acho assim tão mau

Posted by: Maria at janeiro 17, 2008 04:09 PM

Eu acredito piamente nos extremos. Não acredito no Bem e no Mal enquanto conceitos absolutos. Acho que tudo no Universo está em equilibrio, e como tal tb o Bem e o Mal. Não h+a ninguem que seja mau, nem ninguem que seja bom. O que há é pessoas que são mais ou menos extremadas. Para mim há um exemplo que prova isto muito bem. Hitler. Se fizessem uma sondagem mundial para votar na pior pessoa da história da Humanidade, de certeza que ele estava destacadissimo em primeiro lugar, mas... Na intimidade o Hitler era uma pessoa excelente, era uma pessoa simpática, inteligente, culta... Basicamente tinha todas as qualidades que hoje em dia entendemos como tal, era quase a perfeição a que o ser humano almeja. E pq? Pq era uma pessoa horrível. Se fizermos a média entre os seus defeitos e as suas qualidades... Está em equilibrio... Como qualquer outra pessoa. Na nossa percepção do que dele ficou na memória é que parece imbecil usar a palavra "equilibrio" no seu caso lol
Por isso é que não tenho nada contra o nosso mal interior, faz parte, somos humanos, imperfeitos... E ainda bem. Não defendo, como é óbvio, que devemos "divinizar" o nosso mal interior, mas tambem não o devemos "diabolizar". Devemos isso sim, tentar evoluir a cada dia que passa, aprender algo a cada dia que passa, ir acrescentando saber e experiencia à nosaa vida, sem nos fecharmos a nada... Tal como tu Maria, tambem já cá ando há uns anitos, tambem já vi muita coisa, mas ainda tenho muitas mais para ver hehehe

Posted by: Almah Perditae at janeiro 17, 2008 05:53 PM

sim,sem dúvida,tenho muitas mais para ver e aprender mas também sei por onde quero ir.o chamado Diabo apenas existe dentro dos parametros católicos romanos e aqui bato na tecla que bati acima.Pronto se sou uma fundamentalista não sei,se calhar...mas sei por onde quero ir.Capisco?hehe

Posted by: maria at fevereiro 4, 2008 02:39 PM

Verdade... O Diabo é visto como é apenas devido à "desinformação" da Igreja católica. Sabes onde queres ir? Bem bom... eu saber para onde quero ir até sei, só que o meu GPS está avariado lol

Posted by: Almah Perditae at fevereiro 6, 2008 09:17 PM

mas tu és um almah perditae :)...sei por onde quero andar não quer dizer que vá lá chegar mas vou tentando sempre.às vezes tb me sinto uma alma perdida faz não faço disso uma opção de vida

Posted by: maria at fevereiro 6, 2008 11:17 PM

Há quem não tenha opções...

Posted by: Almah Perditae at fevereiro 7, 2008 12:02 AM

Pk? a
nossa vida é composta pelas nossas escolhas e opções

Posted by: maria at fevereiro 7, 2008 12:36 PM

Nem sempre... E mesmo quando há escolhas e opções nem toda a gente é igual, logo as escolhas e opções não são iguais para todos.

O facto de ser ou não ser uma "alma perdida" não é opção, nem escolha. Há quem saiba o seu lugar no mundo, há quem saiba o que é e o que quer. Há quem tenha a vida pensada e organizada, e tudo o que é e quer estanque e definido. Há pessoas que têm certezas de tudo, não há nada indefinido.

Mas tambem há quem tenha como unica certeza, a certeza de que nada é certo... Perdido? talvez. Acomodado? Nunca...

Posted by: Almah Perditae at fevereiro 7, 2008 05:51 PM

seus bandos de otários

Posted by: eu sou oq sou at julho 30, 2008 07:40 PM

"Não sei para onde vou ,mas sei que não vou por aí"

Posted by: maria at outubro 23, 2008 01:43 AM

o diabo te quer ...

Posted by: david at outubro 31, 2008 04:12 PM
Post a comment









Remember personal info?