janeiro 27, 2004

Fehér pt.2

Muita gente tem-se mostrado insensível com o caso de ontem em Guimarães, acham tudo uma grande hipocrisia e estupidez, reclamam pelos milhões de seres humanos que morrem todos os dias a mesma atenção que foi dada ao caso de ontem, dizem que é inadmissível um estardalhaço tal por um jogador de futebol, que muita gente, jovem e não jovem, morre por este mundo e apenas o silêncio lhes acode, e o menino Fehér só porque é jogador de futebol tem televisões e luto nacional por ele. Acham hipócrita.
A mim chocou-me o caso. Confesso. E eu não me choco com estes casos. Como já disse mil vezes aqui e em conversas particulares com algumas das pessoas que conheço. Mas este caso de ontem chocou-me. Não por ser futebolista nem jovem. Mas sim pelo grande plano em directo duma morte fulminante de um ser humano. Por ver o sorriso que o gajo esboçou dois segundos antes de morrer (e não me venham com merdas, ele quando caiu no relvado estava morto.), um sorriso que nada fazia prever o que se seguiu a uma velocidade estonteante. A velocidade do destino.
Pois aos senhores que dizem que isto tudo é uma hipocrisia, e que eu sou um menino muito sensível porque isto acontece tantas vezes e não há nada de extraordinário tenho a dizer o seguinte:
Se vocês são capazes de afirmar que uma morte, de um ser humano, com tais laivos de choque e proximidade a esse momento, é cagativa só porque acham injusto pelos outros milhões de mortes, se acham que as pessoas são parvas por ficarem chocadas com a visão aterradora da Morte em toda a sua majestosidade e crueldade, só porque ele era jogador de futebol, se ficam assim tão insensíveis por ele ter mais dinheiro que aquele que alguma vez ganharam e ganharão na merda das vossas vidas, quem são vocês para se armarem em bastiões da defesa dos seres humanos desprotegidos? Se um ser humano vale menos porque tem dinheiro, porque é famoso, e jogador de futebol, que carácter, que merda de Humanidade vocês possuem para chamar hipócritas aos outros? Isso sim é o auge da hipocrisia e da estupidez. Ou será apenas inveja? Ganhava mais que vocês? Era mais famoso que vocês? Por causa disso não merece a atenção? Ele era um ser humano, morreu… o dinheiro, fama, prestigio ou mediatismo são irrelevantes. Morreu a frente de milhões de pessoas, milhões de pessoas viram-no morrer, milhões de pessoas ficaram chocadas. Não porque era jogador de futebol, mas porque era um ser humano. Se vocês não o vêm como ser humano só porque era jogador de futebol, então calem a merda da boca pelos milhões de pessoas que morrem anónimas. Não têm categoria, moral ou Humanidade suficientes para chamar hipócritas aos outros, quando vocês mesmo dão mostras de serem hipócritas.

P.S. - E não me venham com merdas que vocês passaram já por casos semelhentes com amigos e mais não sei o quê... EU já perdi gente MUITO mais importante que amigos, MUITO mais jovens que o Fehér, MUITO mais estupidamente, e vocês NÃO me conhecem para afirmar merdas que desconhecem.

Posted by almahperditae at janeiro 27, 2004 01:03 AM
Comments

só uma nota: mesmo que ele não fosse famoso, ao morrer diante das camaras, logo o passaria a ser e então as mesmas pessoas que agora dizem dessas coisas diriam: parem la c a merda do sensionalismo... ele nem era famoso!
vão buscar as desculpas que quiserem, mas a prova do que acabei de dizer é o caso daquele adepto leonino que morreu c o verylight... recordem-se disso, e lembrem-se do que disseram na altura.

Posted by: Sagrath at janeiro 27, 2004 01:26 AM

"A partir do momento em que nos consciencializamos de que a morte é inevitável, a vida torna-se absurda" (Amália Rodrigues, entrevista citada em Biografia,de V.Pavão dos Santos) EA ainda há gente que luta pelo poder,pelos seus egoismos, pela riqueza...enfim.Acabamos todos ali, prostrados,no chão, sem vida.E tudo fica-o poder , a glória,o dinheiro...Isto dá-me que pensar-afinal,porque vivemos? Será que tudo tem mesmo de acabar ali?

Posted by: Valeria Mendez at janeiro 27, 2004 04:08 AM

Deverias ler o que escreveste de novo, pois contradizes-te ao longo do texto. A minha opinião já foi expressa no comentário à entrada do Ashburn e mantêm-se. Não há melhor forma de respeitar a morte de um ser humano do que deixar os proximos dele chorar em paz, coisa que não tem sido feita.

Posted by: HeartLess at janeiro 28, 2004 02:12 AM

Não me cabe a mim julgar. Não julgues para não seres julgado, já dizia minha avó. Mas compreendi as tuas razões. Cada qual terá a sua opinião o que considero fundamental.

Posted by: Rui at janeiro 28, 2004 10:25 AM

1º gostava de saber onde é k me contradigo.
O k disse nesta entrada e continuo a afirmar é isto: Querem fazer-se tanto passar por intelectuais ou o caraças, querem tanto mostrar aos outros que são seres superiores, inteligentes e sei lá mais o quê, que desdenham dum gajo só porque era jogador de futebol. "Nota-se mesmo que em Portugal só se liga a futebol." lembraste de ter dito isso no canal heartless? O Ashburn anda a cagar o cão com os outros milhões de pessoas que morrem e mais não sei o quê, e na entrada dele atira bocas para todos os lados, a maioria das vezes sem a minima noção do que diz, e ainda fala do dinheiro que ele tinha por ser jogador de futebol.
O que vocês deveriam de pensar e ter a noção é que esta merda não teve nada a ver com futebol. Foi a morte duma pessoa em directo, e deveriam de compreender que isso choca, e não tem nada a ver com futebol ou clubismos. O homem não teve mais atenção por ser jogador, se fosse assim, tinha havido o mesmo choque quando morreu o Rui Filipe do Porto que foi uma perda bem maior que o Fehér, porque era melhor jogador e muito mais promissor. O caso de Domingo passa muito para além do futebol e o titulo da entrada anterior fala disso mesmo, nunca nesta geração a morte nos foi apresentada com laivos tão chocantes, repentinos e inesperados como no Domingo. A mim chocou-me e eu não me choco com a morte de ninguem. Por isso calem-se com as bocas só por ele ser jogador da bola e respeitem quem se chocou. Uma pessoa ficar chocada não interfere em nada com o respeito pela morte dele e pelo sofrimento da familia, acho até bastante normal. Quando há casos semelhantes e eu fico indiferente não mando bocas a ninguem por ficar chocada, por isso vocês façam o mesmo sff e calem-se. OK?

Posted by: Almah Perditae at janeiro 28, 2004 10:47 AM

A frase que dizes eu ter dito está descontextualizada e foi dita muito tempo antes de sequer ter ocorrido a morte do Miklos Fehér. De qualquer forma continuo a achar que em Portugal é dada um importância ao futebol que é demasiado excessiva.
Não concordo quando dizes que o Rui Filipe foi uma perda maior, são ambos seres humanos logo a perda é igual. Também contradizes quando dizes que a morte do Fehér te chocou e depois logo a seguir dizes que não te choca a morte de ninguém.
Também não acho que me tenha armado em superior ou intelectual, limitei-me a dar a minha opinião sobre o assunto, coisa que pelos vistos vos chocou e não souberam respeitar pois parece que não deixam morrer o assunto. O que eu disse de forma resumida é que é uma falta de respeito para com a familia e os amigos a forma como os média exploraram a morte do jogador... grandes planos para dentro do carro funerario em andamento, transmissão do funeral em directo, etc etc... e mesmo as pessoas exageraram, tirar fotografias ao caixão com o telemóvel? Francamente... onde é que está a decência? E os média, achas mesmo que tiveram a prestar um serviço público ou usaram isto apenas para vender mais? Também disse que as pessoas em Portugal são demasiado emotivas e não racionais. Ora que sentido tem irem atrás de alguém que não conhecem a não ser da televisão, muitos nem daí, com crianças pequenas e de colo à chuva a durante horas só para ver o caixão... Não acham que seria bem mais respeitador e digno deixar a família e os amigos do jogador digerirem o triste momento em paz sem terem que ser albaroados pelas pessoas e pelos jornalistas? Outra coisa, imagina um jogador de uma equipa mais pequena que o Benfica, por exemplo o Leiria, que lhes morria um jogador exactamente nas mesmas condições, com o sorriso antes de morrer, em directo, em campo, etc etc... achas que a reacção das pessoas seria tão forte? Claro que não... e então eu pergunto, porque é que a morte de Miklos Fehér seria então mais importante que a deste jogador? Não são ambos seres humanos com mesmos direitos e natureza? É claro que lamento a morte do Miklos Fehér, não desejo a morte de ninguém ainda mais tratando-se de um jovem e um desportista, mas a meu ver a reacção tanto do povo em geral e principalmente dos média foi um insulto para com a memória do jogador. Até o próprio Benfica acho que procedeu mal... em todas as vezes que alguém do Benfica prestou declarações acerca da morte do jogador, o nome do clube foi repetido vezes sem conta desnecessáriamente. Era um jogador, não interessa de que clube era, e a morte dele foi usada para dar mais publicidade ao clube. Até no funeral na terra natal dele, o discurso do presidente do Benfica referiu o nome do clube. E baniram a camisola do jogador, fizeram bem, é uma forma de homenagear o desportista tal como há medalhas, taças, etc etc... mas se baniram do campo não deveriam ter banido das vendas ao público em geral também? As camisolas com o número 29 nos dias seguintes venderam como gelado num dia quente de verão. Sem dúvida que uma morte é sempre de lamentar mas há que ser racional e não deixar que outros interesses economicos e politicos se sobreponham ao sentimento de perda...

Espero que tenhas ficado esclarecido, pois acho que o assunto já se está a arrastar tempo demais...

Fica bem. :)

Posted by: HeartLess at fevereiro 1, 2004 06:19 AM

Realmente o assunto já se arrastou demasiado, tanto k o comentario anterior ao teu foi posto há ja alguns dias :P
finalmente vejo um pouco de inteligencia "do outro lado da barricada" desta questao td. concordo com muitas coisas que disseste, acho k tens td a razao, mas pela parte k me toca sabes k o meu choque nao chegou a esses pontos k descreveste. nao concordo com algumas coisas, mas isso ja tu sabes, qt a minha contradição (ou contradições) penso k se leres com outro cuidado verás k nao existem. e com isto tá encerrada a questão certo? :P e so mais duas coisas: qt ao rui filipe a frase "perda mt maior" era relativa ao futebol, é obvio k falava apenas do ponto de vista futebolistico, e qt a um jogador do leiria nas mesmas condiçoes, julgo k o choque seria o mesmo por parte das pessoas k assistiriam ao facto, provavelmente a unica diferença seria o prolongamento pelos media, mas no dia e dia seguinte as reacçoes seriam exactamente as mesmas. penso eu de k...
fica bem :)

Posted by: Almah Perditae at fevereiro 1, 2004 09:58 PM

oOgyvR cwbqspmcchtd, [url=http://kvkfmjesbxiy.com/]kvkfmjesbxiy[/url], [link=http://ujmmnoxpeced.com/]ujmmnoxpeced[/link], http://oknnhqsrusat.com/

Posted by: ulmfjndhu at agosto 26, 2008 01:12 PM
Post a comment









Remember personal info?